Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90

Henriques, Ricardo; Hasenbalg, Carlos (Comentários); Soares, Sergei (Comentários); Guagliardi, Renata Lourenço (Assistência de pesquisa); Pessoa, Marcelo (Assistência de pesquisa); Hernany, Werner (Assistência de pesquisa);


Desenvolvimento Social: Livros.

Gênero e Raça.

Desenvolvimento Social.

Publicado em: Jul-2001


Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90

Este texto pretende apresentar um mapeamento das condições de vida da população brasileira nos anos 1990, privilegiando o recorte racial de forma a servir como mais uma contribuição ao diagnóstico da desigualdade socioeconômica e da pobreza no Brasil. Realiza-se uma análise das informações domiciliares extraídas das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Não se pretende, portanto, no corpo deste volume, realizar uma investigação teórica sobre os determinantes e as consequências da desigualdade racial, nem definir um conjunto propositivo de políticas públicas que enfrentem as questões da discriminação e da desigualdade racial. Trata-se de uma análise de economia do bem-estar que pretende contribuir para o diagnóstico da desigualdade racial no Brasil, identificando várias de suas dimensões, a partir da investigação das desvantagens dos negros em relação aos brancos e da variação das distâncias entre as raças.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_807.pdf Adobe PDF 697.34 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com