Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Distribuição espacial da mão de obra qualificada no território nacional no período recente

Maciente, Aguinaldo Nogueira; Pereira, Rafael Henrique Moraes; Nascimento, Paulo A. Meyer M.;


Educação: Artigos.

Emprego. Trabalho: Artigos.

Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Artigos.

Publicado em: 2013


Distribuição espacial da mão de obra qualificada no território nacional no período recente

Este capítulo tem por objetivo apresentar um panorama da disponibilidade de mão de obra qualificada no território brasileiro e, mais especificamente, a distribuição, nas mesorregiões do país, das pessoas com diploma de nível superior em áreas selecionadas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (CTEM). A concentração de profissionais de nível superior destas áreas será mensurada a partir dos dados dos censos populacionais de 2000 e 2010, produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Busca-se, assim, identificar as mesorregiões brasileiras mais intensivas em pessoal técnico-científico, informação útil a decisões locacionais de investimentos produtivos que demandem este tipo de profissional, bem como mostrar como a sua distribuição foi modificada ao longo da primeira década do século XXI. O texto traz algumas informações acerca da disponibilidade de profissionais das áreas de CTEM distribuídos pelas 137 mesorregiões que compõem o território brasileiro, além de retratar o que mudou no perfil da distribuição desta força de trabalho pelo país entre 2000 e 2010. Ambas as perspectivas – educacional e ocupacional – são úteis em um estudo desta natureza, ainda que o foco da análise recaia adiante sobre a disponibilidade relativa de graduados das áreas de CTEM pelo território nacional. Serão apresentadas e discutidas a distribuição de profissionais diplomados nessas áreas nas mesorregiões brasileiras e os indicadores do nível de ocupação destes profissionais em atividades diretamente relacionadas às suas áreas de formação. A seção 2 detalha as ocupações e os diplomas de nível superior definidos, neste trabalho, como típicos do campo de CTEM, explicitando, ainda, como os quantitativos de um e de outro foram levantados nos censos populacionais de 2000 e 2010. A seção 3 mapeia a distribuição dos diplomados em cursos superiores das áreas de CTEM pelas mesorregiões do Brasil. Em seguida, a seção 4 analisa a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. A seção 5 traz algumas considerações e interpretações sobre os dados apresentados.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

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