Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Atlas da violência 2017

Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro; Lima, Renato Sergio de; Bueno, Samira; Valencia, Luis Iván; Hanashiro, Olaya; Machado, Pedro Henrique G.; Lima, Adriana dos Santos;


Desenvolvimento Social: Livros.

Sociedade. Participação Social. Controle Social: Livros.

Gênero e Raça.

Publicado em: Jun-2017


Atlas da violência 2017

Trata de análises alicerçadas nos dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, que traz informações sobre incidentes até ano de 2015. Complementarmente, em alguns tópicos, cruza as informações do SIM com outras provenientes dos registros policiais e que foram publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Traz uma análise acerca da evolução dos homicídios nas regiões e Unidades Federativas entre 2005 e 2015. Analisa a evolução da taxa de homicídio por município, apresentando a lista das taxas de homicídio em 2015 das localidades com mais de 100 mil habitantes. Trata de um assunto de crucial importância que versa sobre a letalidade policial e sobre a necessidade de se produzir dados de melhor qualidade pelas organizações de segurança pública. Mostra a evolução da letalidade violenta contra os jovens, negros e mulheres no Brasil. Aborda a questão da arma de fogo e a relação com os homicídios nas Unidades Federativas. Por fim, faz algumas considerações sobre a qualidade dos dados sobre mortes por agressão (homicídios) do SIM, nas Unidades Federativas. Para tanto, compara os registros acerca das agressões letais com aqueles das mortes violentas com causa indeterminada e com o total de Crimes Violentos Letais Intencionais, segundo os registros policiais, conforme publicado no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
Atlas da violência_2017.pdf Adobe PDF 1.03 MB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com