Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Caracterização da atuação das facções prisionais-criminais na região Centro-Oeste : a importância da centralidade geográfica e dos territórios de fronteira nas distintas configurações regionais

Dias, Camila Caldeira Nunes;


Desenvolvimento Social: Artigos.

Publicado em: Abr-2025


Caracterização da atuação das facções prisionais-criminais na região Centro-Oeste : a importância da centralidade geográfica e dos territórios de fronteira nas distintas configurações regionais

Este artigo tem como objetivo situar o cenário da região Centro-Oeste no que diz respeito à atuação, dentro e fora dos espaços prisionais, dos grupos criminais comumente chamados de facções. Esta análise tem como ponto de partida o processo de “faccionalização” do sistema prisional e da dinâmica criminal que o Brasil vem vivendo nas últimas duas décadas e que provoca efeitos diversos em diferentes regiões do país. Nesse sentido, o trabalho irá contextualizar a posição ocupada pelos estados da região Centro-Oeste nesses processos sociais e econômicos, inclusive as diferentes centralidades que cada um desses territórios apresenta nas dinâmicas relacionadas aos mercados criminais, destacando-se a importância da posição geográfica central no território brasileiro e a relevância das regiões de fronteira que a região apresenta. Dessa forma, articulando a compreensão da expansão dentro das prisões e a sua interação com as dinâmicas dos mercados criminais, notadamente a partir dos territórios de fronteiras internacionais com Paraguai e Bolívia, será possível traçar um panorama do cenário regional em termos das características geográficas, econômicas e políticas compartilhadas entre todos os estados e, ao mesmo tempo, destacar as singularidades e as conformações específicas que ocorreram em cada um desses estados no processo de faccionalização das prisões e das dinâmicas criminais e os efeitos produzidos no fenômeno da violência.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BAPI_38_Artigo_7.pdf Adobe PDF 442.58 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com