Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Comércio Internacional

Paradiplomacia e os mercados internacionais de cidades : o caso de Curitiba

Mercher, Leonardo; Pereira, Alexsandro Eugênio;


Comércio Internacional: Artigos.

Publicado em: Mar-2024


Paradiplomacia e os mercados internacionais de cidades : o caso de Curitiba

Este artigo investiga a presença do mercado na paradiplomacia da cidade de Curitiba, de 2001 a 2022, tendo como ponto de partida a institucionalização da agenda internacional com a criação da Assessoria de Relações Internacionais (Arin) de Curitiba. Como metodologia utilizam-se tanto o modelo de análise de paradiplomacia, que contribui para identificar a dimensão de mercado, como os conceitos de mercados internacionais de cidades, que delimitam quais dinâmicas comerciais estão presentes nas políticas públicas. Os principais resultados demonstram que a paradiplomacia de Curitiba se vincula a agentes de mercado, como a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), bem como apontam, entre os seis mercados internacionais de cidades, o mercado de empresas com interesses locais e o mercado de boas práticas como aqueles que mais orientariam a internacionalização da cidade.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

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