Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Novas evidências da relação entre o acesso à pré-escola e o desempenho escolar para o Brasil

Reyna, Edi Flores; Silva, Maria Micheliana da Costa; Lirio, Viviani Silva;


Educação: Artigos.

Publicado em: Abr-2024


Novas evidências da relação entre o acesso à pré-escola e o desempenho escolar para o Brasil

Este trabalho analisou o efeito da pré-escola nos escores de proficiência de português e matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental brasileiro. Para tal, combinaram-se informações do Censo Demográfico 2010 e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2015, por meio da criação de indivíduos representativos. Esta estratégia permitiu utilizar variáveis passadas e contemporâneas à realização dos testes na estimação do propensity score matching e do efeito de tratamento quantílico sobre o desempenho escolar. Os resultados mostram que frequentar a pré-escola aumenta o desempenho em aproximadamente 0,1 do desvio-padrão, em ambas as disciplinas, sendo este efeito maior no quantil 90 da distribuição de notas.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
PPE_v54_n1_Artigo6_novas_evidencias.pdf Adobe PDF 997.70 KB visualizar

Temas: Educação -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com