Codes, Ana; Araújo, Herton; Turchi, Lenita;
Educação: Livros.
Publicado em: Ago-2024
Este trabalho aponta as potencialidades, necessidades e desafios com que se deparam os gestores escolares no contexto da educação digital. Ainda que poderosos, os recursos tecnológicos despertam preocupações em diversas dimensões do cotidiano educacional, tais como como proteção e segurança de dados, ética, entre outros. Nesse contexto, cabe à política educacional orientar, assessorar e apoiar os gestores das escolas públicas brasileiras nessa “travessia” – algo novo e desafiador também para os níveis regulatórios e administrativos centrais e estratégicos do país. É sobre o papel da política pública que este estudo se debruça, no intuito de colaborar para a discussão e propor encaminhamentos. Para tanto, tomam-se como base pesquisas bibliográficas e experiências internacionais sobre o tema, descrevendo-o, revelando os principais vetores de expansão, tendências e as dificuldades inerentes a tais experiências. Dados empíricos sobre a realidade brasileira mostram que a gestão das escolas públicas brasileiras já caminha, em graus e ritmos variados, rumo à incorporação dos recursos digitais. Contudo, para que todas as escolas possam se inserir mais e melhor no mundo tecnológico, é necessário e tempestivo trazer o tema da gestão escolar online para a esfera da política pública – notadamente porque se encontram em discussão a regulamentação da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e o Plano Nacional de Educação 2025-2035. Exorta-se ainda que o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) inclua em seus questionários itens relativos à digitalização da gestão das escolas.
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