Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Política de saúde no Brasil: diagnóstico e perspectivas

Barros, Maria Elizabeth Diniz; Piola, Sérgio Francisco; Vianna, Solon Magalhães; Barreto, Maurício Lima (Consultor); Carmo, Eduardo Hage (Consultor); Pinheiro, Vinicius (Colaborador);


Administração Pública. Governo. Estado: Livros.

Saúde: Livros.

Publicado em: Fev-1996


Política de saúde no Brasil: diagnóstico e perspectivas

O texto faz uma apreciação sobre a política de saúde no Brasil. Com relação às condições de saúde da população brasileira, são analisadas as modificações, desigualdades e fatores determinantes do quadro epidemiológico e as implicações daí decorrentes para as políticas de saúde. Discute o papel do Estado na área de saúde, principalmente no tocante à sua participação na regulação e no financiamento das ações setoriais. Na análise do Sistema Único de Saúde — SUS, discorre sobre seus antecedentes, sobre o processo de descentralização e sobre os principais problemas de gestão e de financiamento. Em relação à gestão do sistema são analisadas, entre outras, as questões do controle e avaliação, e alternativas que possam contribuir para a superação dos crônicos problemas gerenciais do setor público. Analisa as principais dificuldades do financiamento setorial e elenca sugestões de medidas para o enfrentamento dos problemas identificados nos diversos temas abordados.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_0401.pdf Adobe PDF 6.28 MB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com