Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Quão fechadas são as porteiras ministeriais? : Filiações e fracionamento partidário na burocracia política da Esplanada (1999-2018)

Lopez, Felix Garcia; Moreira, Thiago de Moraes;


Administração Pública. Governo. Estado: Livros.

Publicado em: Jun-2022


Quão fechadas são as porteiras ministeriais? : Filiações e fracionamento partidário na burocracia política da Esplanada (1999-2018)

Neste trabalho discutimos novos dados sobre filiações partidárias dentro dos ministérios, para caracterizar as nomeações político-partidárias na burocracia federal de alto e médio escalão, de 1999 a 2018. Argumentamos que são significativas as clivagens partidárias no interior dessas organizações e, para analisar a variação entre pastas, propomos um índice de fracionalização partidária intraministerial. Ao apontar que partidarização e fracionalização são dimensões diferentes, e variam de modo significativo entre ministérios, uma implicação de nosso argumento é realçar as clivagens partidárias intraministeriais no estudo do funcionamento do governo e na relação entre Executivo e Legislativo federais. Sugerimos também que observar as divisões político-partidárias em cada ministério é um aspecto ainda pouco considerado nas análises dos processos de governo e do presidencialismo de coalizão brasileiro, incluído o êxito na relação com o Legislativo, além de ser fator-chave para identificar características e obstáculos à boa governança das políticas públicas federais.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_2773.pdf Adobe PDF 8.91 MB visualizar
td_2773_sumex.pdf Adobe PDF 422.85 KB visualizar
publicacao_preliminar_td_quao_fechados_sao_as_porteiras.pdf Adobe PDF 869.88 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com