Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Parentalidade e divisão do trabalho de cuidados : análise do Programa + Mulheres e de suas potenciais beneficiárias (Publicação Preliminar)

Barbosa, Ana Luiza Neves de Holanda; Costa, Joana Simões;


Administração Pública. Governo. Estado: Relatórios de Atividades / Técnicos.

Administração Pública. Governo. Estado: Artigos.

Publicado em: Mar-2023


Parentalidade e divisão do trabalho de cuidados : análise do Programa + Mulheres e de suas potenciais beneficiárias (Publicação Preliminar)

No Brasil, as práticas e políticas direcionadas à conciliação entre família e trabalho remunerado e não remunerado tem se revelado insuficientes e limitadas em diversos aspectos. Adicionalmente, a legislação trabalhista apresenta um viés de gênero na medida em que os benefícios se centram nos direitos reprodutivos das mulheres e não nas demandas familiares como um todo. Nesse contexto, a Medida Provisória (MP) nº 1.116/2022 estabeleceu a criação do Programa + Mulheres, instituído posteriormente pela Lei 14.457/2022. Um dos maiores avanços desse programa refere-se ao fato dele lançar luzes ao conceito de parentalidade nas políticas públicas de conciliação entre trabalho e família no Brasil. Com base nesse panorama, o objetivo deste texto é apresentar os principais pontos do Programa + Mulheres e quantificar o grupo de mães que potencialmente serão beneficiadas por ele. Conforme analisado, o programa surge como uma inovação relevante à legislação brasileira sobre conciliação família-trabalho remunerado. No entanto, para tratar dos problemas estruturais que afetam as mães e sua participação no mercado de trabalho, outras políticas públicas precisam ser urgentemente pensadas, especialmente aquelas direcionadas às mães mais vulneráveis.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BMT_Parentalidade_e_divisao_Publicacao_Preliminar.pdf Adobe PDF 369.33 KB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com