Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Pequenas, Médias e Grandes Empresas

Medidas antidumping e poder de mercado na América Latina

Lourenço, Lucas dos Santos; Silveira, Douglas Sad; Oliveira, Glauco Avelino Sampaio;


Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Livros.

Publicado em: Abr-2021


Medidas antidumping e poder de mercado na América Latina

O objetivo deste texto é fornecer evidências dos efeitos adversos da imposição de medidas antidumping (AD) sobre a competitividade de diversos setores de atividade econômica. Para mapear o comportamento estratégico das firmas, bem como a evolução do poder de mercado, o modelo empírico consiste em estimar o de Lerner como uma medida de mark-up. Para tal, utilizamos a base da Orbis, com informações em âmbito de firma entre 2006 e 2014, em que as indústrias tenham logrado proteção AD em seu favor e outras tenham suas exportações punidas em mercados estrangeiros. Em média, os resultados sugerem uma relação positiva entre a imposição de barreiras AD e o aumento do poder de mercado. Essa evolução do mark-up se revela especialmente maior para as economias da América Latina em comparação com os demais países emergentes e outras economias ao redor do mundo. Além disso, o efeito sobre o poder de mercado é maior no longo prazo e, dependendo da especificação do conjunto de países, nulo no curto prazo.

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