Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Incidência e natureza da pobreza entre idosos no Brasil

Barros, Ricardo Paes de; Mendonça, Rosane Silva Pinto de; Santos, Daniel Domingues dos; Veiga, Alinne (Apoio computacional);


Desenvolvimento Social: Livros.

Publicado em: Dez-1999


Incidência e natureza da pobreza entre idosos no Brasil

Os idosos, pela dificuldade de inserção no mercado de trabalho, constituem uma parcela da população potencialmente vulnerável a estar em estado de pobreza, dado que características como produtividade e empregabilidade declinam com a idade a partir de um determinado momento do ciclo de vida. A partir deste momento, as pessoas passam a depender cada vez mais de outras fontes de renda (principalmente aposentadoria) e dos rendimentos dos demais moradores do domicílio para sobreviver e manter seu padrão de vida. Os idosos tendem, portanto, a apresentar maior volatilidade na renda domiciliar per capita, uma vez que as famílias com idosos tendem a ser menos numerosas, fazendo com que a renda domiciliar dependa da situação de um número menor de pessoas. Por outro lado, a estrutura de gastos dos idosos também tende a ser mais volátil que a da maioria da população, uma vez que há maior probabilidade de surgimento de gastos elevados e inesperados, principalmente com a sua saúde. Sendo os idosos um grupo com características específicas, surgem as seguintes questões: Que posição os idosos ocupam na distribuição de renda? Quem são e onde estão os idosos pobres? Quão diferente eles são dos demais pobres? E dos demais idosos? Em que medida a pobreza entre os idosos é menos sensível a flutuações macroeconômicas que a pobreza dos demais grupos sócio-econômicos? O objetivo deste trabalho é, pois, realizar uma análise descritiva aprofundada da estrutura da pobreza entre os idosos no Brasil em 1997, investigando a incidência e a natureza desta pobreza e o impacto que a presença e a renda dos idosos tem sobre a pobreza dos demais membros da sociedade. Serão destacadas as características sócio-econômicas e a posição dos idosos na distribuição de renda, bem como a composição de seus rendimentos domiciliares.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_0686.pdf Adobe PDF 284.41 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com