Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Energia

Mercados de energia e eficiência alocativa em um contexto de transição energética

Morais, Rafael Cancella; Cunha, Bruno Scola Lopes da; Pereira Junior, Amaro Olímpio; Sarmiento Gutierrez, Maria Bernadete Gomes Pereira; Mendonça, Mario Jorge Cardoso de;


Energia: Livros.

Publicado em: Mai-2023


Mercados de energia e eficiência alocativa em um contexto de transição energética

Este trabalho tem como objetivo verificar se a liberalização de mercados de energia, em especial gás natural e eletricidade, contribui para a transição energética, acelerando o combate às mudanças climáticas. Especificamente, este trabalho busca classificar o grau de eficiência relacionado à transição energética dos países, considerando o seu estado de desenvolvimento setorial. Para se atingir o objetivo, faz-se uso da metodologia de análise envoltória de dados (data envelopment analysis – DEA) com especificação slack based measure (SBM) – Tone (2001). A ideia deste modelo é minimizar as folgas na produção que surgem com excesso de utilização de insumos em relação aos produtos gerados e/ou falta de geração de produtos em relação aos insumos utilizados. No nosso caso, as unidades tomadoras de decisão são os países; os indicadores de regulação (PMR) e os preços residenciais foram considerados insumos; enquanto confiabilidade e participação de renováveis na matriz elétrica foram definidos como produtos. Os principais resultados mostram que os mercados mais avançados em seus processos de abertura tendem a apresentar melhores resultados de transição energética, como maiores participações de fontes renováveis no setor elétrico, maiores participações de gás natural na matriz energética, menores preços de eletricidade e menores níveis de dependência externa, entre outros indicadores de transição. Os resultados permitem apontar que possíveis mudanças nos marcos regulatórios e de propriedade pública podem levar a um melhor desempenho no setor de energia dos países classificados como de menor eficiência relativa.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_2874_Web.pdf Adobe PDF 1.48 MB visualizar
TD_2874_Sumex.pdf Adobe PDF 158.72 KB visualizar

Temas: Energia -



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com