Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

A reforma institucional do mercado de planos de saúde: uma proposta para criação de benchmarks

Ocké-Reis, Carlos Octávio; Aragão, Alexandre (Comentários); Marinho, Alexandre (Comentários); Porto, Cornélia Nogueira (Comentários); Bryer, Gustavo (Comentários); Abrahão, Jorge (Comentários); Coloneze, Jorge (Comentários); Britto, Marcelo (Comentários); Medeiros, Marcelo (Comentários);


Administração Pública. Governo. Estado: Livros.

Saúde: Livros.

Economia da Saúde. Estado, Mercado e Regulação em Saúde.

Publicado em: Mar-2005


A reforma institucional do mercado de planos de saúde: uma proposta para criação de benchmarks

Este trabalho procura mostrar que a regulação pode funcionar como um instrumento para corrigir as falhas do mercado de planos de saúde. No entanto, apesar das normas que defendem o consumidor e a concorrência regulada, tais ações podem, paradoxalmente, trazer uma concentração maior do mercado se o poder dos oligopólios privados não for enfrentado. Considerando os conflitos decorrentes da ação regulatória e a crise econômica do mercado, criticamos esse tipo de gestão, sugerindo que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) induza a formação e criação de novas instituições que funcionem como benchmarks, em particular, para afirmar o interesse público presente na área da saúde e reduzir os preços dos prêmios dos planos de saúde.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1075.pdf Adobe PDF 364.16 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com