Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Economia. Desenvolvimento Econômico

Restrição externa, restrição orçamentária e restrição de capacidade: o caso brasileiro

Giambiagi, Fabio; Bonelli, Regis (Colaborador); Chrysóstomo, Luiz (Colaborador); Cysne, Rubens (Colaborador); Castro, Newton de (Colaborador); Moreira, Ajax (Colaborador); Pasinato, Maria Tereza (Colaborador);


Economia. Desenvolvimento Econômico: Livros.

Economia. Desenvolvimento Econômico.

Publicado em: Mar-1990


Restrição externa, restrição orçamentária e restrição de capacidade: o caso brasileiro

O artigo discute as perspectivas de crescimento da economia brasileira supondo a existência de três restrições. Adota-se, no mesmo, um esquema formal inspirado nas recentes abordagens que desenvolvem um modelo de três hiatos. Considera-se que as importações devem respeitar a restrição do Balanço de pagamentos, que o gasto público gera um déficit igual a uma meta fiscal e que o PIB não pode ser superior ao produto potencial. O esquema permite discutir diferentes estratégias de ajustamento, com base nos resultados obtidos para a taxa de crescimento do PIB e para o coeficiente dívida pública/PIB.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_0186.pdf Adobe PDF 1.66 MB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com