Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Economia. Desenvolvimento Econômico

Indicadores fiscais dos estados da federação no período 2019-2020

Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas Regionais Urbanas e Ambientais (Dirur), Urbanas e Ambientais (Dirur);


Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos.

Publicado em: Jun-2021


Indicadores fiscais dos estados da federação no período 2019-2020

O artigo apresenta quatro indicadores-chave relacionados ao endividamento e à vulnerabilidade fiscal dos governos estaduais brasileiros. O primeiro indicador, de endividamento, mostra uma queda geral em todas as regiões entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, com exceção do Sudeste. O segundo indicador, do serviço da dívida, também demonstra uma tendência decrescente na maioria dos estados, reflexo da suspensão do pagamento de juros durante a pandemia. O terceiro indicador, da parcela do resultado primário que serve à dívida, calcula a necessidade de financiamento em relação às despesas com juros. O último indicador, o Índice de Vulnerabilidade Fiscal (IVF), mostra uma queda geral entre 2019 e 2020, indicando um aumento das transferências federais aos estados. No entanto, alguns estados apresentaram crescimentos relativos em sua vulnerabilidade fiscal, como Piauí, Sergipe e Ceará. O texto também discute um índice ponderado desses indicadores, adaptado da metodologia do Ministério da Fazenda, destacando os estados que registraram déficits primários em pelo menos dois períodos, como Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BRUA_25_Artigo_16_indicadores_federais.pdf Adobe PDF 90.26 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com