Codes, Ana Luiza Machado de; Fonseca, Sérgio Luiz Doscher da; Araújo, Herton Ellery;
Educação: Livros.
Publicado em: Jun-2021
Este texto propõe-se a analisar a reforma do ensino médio no Brasil sob uma perspectiva específica: seu potencial de ir além da tradicional tarefa de capacitar o estudante para ingressar na universidade ou na carreira, passando a oferecer ao jovem uma formação mais ampla e equilibrada, de modo a prepará-lo para a entrada na vida adulta. Ao refletir acerca de suas propostas, conteúdos e viabilidade, este estudo examina a existência de potencialidades para a inserção de valores básicos e outros aspectos edificantes na vida do estudante. Constata-se que, de fato, isso acontece, e é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que traz essa possibilidade para o bojo da reforma. As apreciações feitas a respeito dessa política brasileira referenciam-se em pesquisas bibliográficas sobre modelos e tendências recentes no debate sobre ensino médio e em experiências internacionais. Ao fim do trabalho, são feitas algumas considerações e sugestões para ajudar a implantação exitosa de suas propostas.
Arquivo | Descrição | Formato | Tamanho | Acesso |
td_2663.pdf | Adobe PDF | 1.49 MB | visualizar | |
td_2663_sumex.pdf | Adobe PDF | 122.20 KB | visualizar |
Temas: Educação -