Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Transportes

Os impactos desiguais do congestionamento urbano no acesso a empregos

Tomasiello, Diego Bogado; Pereira, Rafael Henrique Moraes; Nadalin, Vanessa Gapriotti;


Transportes: Livros.

Publicado em: Set-2023


Os impactos desiguais do congestionamento urbano no acesso a empregos

O congestionamento é um problema persistente em grandes metrópoles e cada vez mais comum em médias e grandes cidades. Diversas pesquisas analisam os efeitos negativos dos congestionamentos em termos de perda de produtividade econômica, aumento da poluição ambiental, e efeitos negativos sobre a saúde da população. No entanto, menos atenção tem sido dada aos impactos dos congestionamentos sobre a facilidade de a população acessar oportunidades de emprego, e quais os grupos de renda mais afetados. Este estudo estima os impactos do congestionamento no acesso a oportunidades de empregos nas vinte maiores cidades do Brasil, e analisa como eles se distribuem espacialmente e entre pessoas de diferentes níveis de renda. O estudo compara o número de empregos acessíveis por automóvel num intervalo de 15 a 45 minutos de viagem no período do pico da manhã e em fluxo livre com base em informações históricas sobre a velocidade do tráfego a partir de dados de GPS em alta resolução. Os resultados mostram que os municípios de São Paulo (São Paulo), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e Brasília (Distrito Federal) têm os maiores níveis de congestionamento, causando uma redução da quantidade média de empregos acessíveis entre 40,7% e 24,6%. Enquanto isso, os municípios de Goiânia (Goiás), Campo Grande (Mato Grosso do Sul) e São Gonçalo (Rio de Janeiro) são os menos impactados pelos congestionamentos (redução entre 3,2% e 0,6% de acessibilidade). A população de baixa renda tende a ser a mais prejudicada, chegando a ter uma queda de mais de 50,0% da quantidade de empregos acessíveis no período de pico comparado ao fluxo livre. Os resultados do estudo suscitam algumas implicações para políticas públicas para redução das desigualdades dos impactos dos congestionamentos no acesso a oportunidades de emprego, podendo a auxiliar na elaboração/reformulação de planos municipais de mobilidade urbana, moradia e uso do solo.

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