Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Emprego. Trabalho

A Importância de conhecimentos em matemática e língua portuguesa no mercado de trabalho: uma análise a partir do quadro brasileiro de qualificação (QBQ)

Reis, Maurício Cortez;


Emprego. Trabalho: Artigos.

Publicado em: Mai-2024


A Importância de conhecimentos em matemática e língua portuguesa no mercado de trabalho: uma análise a partir do quadro brasileiro de qualificação (QBQ)

Buscou analisar a importância atribuída aos conhecimentos em matemática e português no mercado de trabalho brasileiro, ao investigar, mais especificamente, como o acesso a ocupações com mais exigências relacionadas aos conhecimentos nessas áreas está associado a rendimentos mais elevados do trabalho. A partir da combinação das informações do Quadro Brasileiro de Qualificação (QBQ) com os dados individuais da PNAD Contínua, é feita uma análise descritiva, caracterizando os trabalhadores em cada tipo de ocupação definida pela importância e pelo nível de conhecimentos em matemática e português. Adicionalmente, o autor apresenta regressões que procuram descrever o diferencial de rendimentos entre ocupações caracterizadas pela necessidade de competências nas áreas analisadas, controlando para outras características dos trabalhadores.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BMT_77_NT2.pdf Adobe PDF 1.30 MB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com