De Negri, Fernanda; Cavalcante, Luiz Ricardo; Alves, Patrick Franco; Schmidt, Flavia de Holanda; Nascimento, Paulo Augusto Meyer M.;
Ciência. Pesquisa. Metodologia. Análise Estatística: Livros.
Publicado em: Nov-2013
Neste trabalho, discutem-se as relações universidade-empresa no sistema brasileiro de inovação, buscando analisar as características da infraestrutura de pesquisa que afetam sua propensão a interagir com o setor produtivo. Com base em regressões logísticas, pro¬curam-se identificar, em um amplo conjunto de variáveis explicativas, as características da infraestrutura de pesquisa que aumentam sua probabilidade de prestação de serviços às empresas. Empregam-se, além dos dados primários coletados em um survey aplicado a uma amostra de instituições vinculadas ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), dados relativos à produção científica dos pesquisadores disponíveis na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a sua produção tecnológica disponíveis no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A escolha das variáveis explicativas ampara-se em uma breve revisão da literatura sobre o papel da infraestrutura de pesquisa nos sistemas de inovação. Esta revisão contempla ainda um breve histórico da interação recente entre a infraestrutura de pesquisa e o setor produtivo no Brasil com o propósito de amparar a discussão dos resultados obtidos. As principais conclusões do trabalho são: i) o porte do laboratório – medido pelo número de pesquisadores filiados – e a qualificação de sua equipe de pes¬quisa afetam de maneira positiva e significante sua probabilidade de interagir com o setor produtivo; ii) laboratórios multidisciplinares tendem a interagir mais que labora¬tórios concentrados em uma única área de conhecimento; e iii) parece haver um tradeoff entre produção científica e pesquisa orientada para o mercado, uma vez que o número de artigos científicos publicados pelos pesquisadores que pertencem aos laboratórios é negativamente correlacionado com a probabilidade de prestar serviços às empresas.
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