Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Regional

Indicadores urbanos e metropolitanos

Brasil. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Diretoria de Estudos e Políticas RegionaisUrbanas e Ambientais (Dirur);


Desenvolvimento Regional: Artigos.

Publicado em: Jun-2021


Indicadores urbanos e metropolitanos

São apresentados os dados do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para regiões metropolitanas (RMs) selecionadas, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise abrange o período de 2018 a 2019 e destaca mudanças nos índices de vulnerabilidade social e em suas dimensões, como infraestrutura urbana, capital humano e renda/trabalho. Observa-se que a maioria das RMs apresentou melhorias no IVS de 2018 para 2019, com destaque para Curitiba, que passou para a faixa de muito baixa vulnerabilidade social. No entanto, Recife continua sendo a RM com o IVS mais elevado. Além disso, são discutidas as variações do IVS desagregadas por sexo, cor e situação de domicílio, evidenciando desigualdades socioeconômicas e urbanas. O artigo também aborda o ônus excessivo por aluguel como um indicador de insuficiência na capacidade de pagamento das famílias, destacando a necessidade de políticas habitacionais para enfrentar esse desafio nas cidades brasileiras.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
BRUA_25_Artigo_14_indicadores_urbanos.pdf Adobe PDF 127.24 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com