Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Comércio Interno

Análise da rede de relações e sua influência nas políticas públicas de turismo

Alencar, Joana Luiza Oliveira; Reyes Junior, Edgar;


Comércio Interno: Livros.

Terceiro Setor. Serviços. Turismo: Livros.

Publicado em: Dez-2017


Este trabalho analisa a influência da atuação dos representantes da sociedade no encaminhamento de demandas por políticas públicas. O objeto de estudo é o Conselho Nacional de Turismo (CNTur) e são utilizadas as abordagens de redes sociais e de campos com o objetivo de investigar a relação entre os conselheiros e o resultado de sua atuação na formulação da política nacional. As fontes de pesquisa foram 46 atas de reunião do CNTur, registradas de 2003 a 2015, cuja análise identificou as propostas levadas ao CNTur e os conselheiros proponentes e apoiadores como subsídio para formação da rede do conselho. A seguir, foram realizadas entrevistas com foco nas demandas propostas e na pesquisa documental. Os resultados indicam que a diversidade de atores envolvidos, dos atores externos contrários e a propensão a contestar regras preestabelecidas são características que favorecem o encaminhamento positivo da demanda; todavia, a existência de consenso no conselho não auxilia seu atendimento.

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