Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Comércio Interno

Centros comerciais e descentralização metropolitana : exame do caso de Belo Horizonte

Hicks, James;


Comércio Interno: Capítulos de Livros.

Demografia. População: Capítulos de Livros.

Desenvolvimento Social: Capítulos de Livros.

Publicado em: 1976


Centros comerciais e descentralização metropolitana : exame do caso de Belo Horizonte

Uma das preocupações nas regiões metropolitanas brasileiras é o grau de centralização, que leva ao congestionamento no centro e obriga os residentes nas periferias a percorrer longas distâncias para acessar serviços centralizados. O município de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, destaca-se como um pólo de desenvolvimento, mas enfrenta o problema de oferta comercial insuficiente, levando à dependência do centro da região metropolitana. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de avaliação da viabilidade de implantação de centros comerciais nas áreas periféricas das regiões metropolitanas, como parte de uma estratégia de "descentralização concentrada" para melhorar a qualidade de vida da população.

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