Jacarandá, Rodolfo;
Desenvolvimento Social: Artigos.
Publicado em: Abr-2024
Na esteira dos trabalhos que identificam o trajeto do rio Solimões como principal rota de escoamento de cocaína proveniente dos países andinos para a região Norte do Brasil, o texto introduz o debate sobre o uso de transporte e infraestrutura rodoviária a partir de rotas situadas no sul da Amazônia. Até então, entendia-se que o principal ponto de entrada seriam as rotas hidroviárias estabelecidas a partir da cidade de Tabatinga (Amazonas), situada na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru. O artigo destaca a utilização de milhares quilômetros de rodovias que atravessam as fronteiras e a extensão territorial de estados amazônicos, situadas desde o norte do Acre, na fronteira com o Peru, passando por Rondônia, até o sul do Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia. Apesar de não serem rotas novas, a combinação entre vastidão territorial, fragilidade institucional, facilidade de deslocamento por terra e a confluência entre ilegalismos sistêmicos vem tornando o sudoeste amazônico cada vez mais atraente para a operação dos grupos criminosos na região.
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