Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Cooperação Internacional. Relações Internacionais

Brasil e China : um caso de geoeconomia híbrida?

Lopes Filho, Carlos Renato da Fonseca Ungaretti; Nunes, Ticiana Gabrielle Amaral; Di Marco, Giulia Marianna Rodrigues; Mendonça, Marco Aurélio Alves de;


Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros.

Publicado em: Ago-2023


Brasil e China : um caso de geoeconomia híbrida?

O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as perspectivas e o panorama das relações econômicas sino-brasileiras. Inicialmente, buscou-se compreender os fatores determinantes e as implicações da trajetória de internacionalização da China, assim como sua projeção geoeconômica. Essas implicações se caracterizam pelo hibridismo e oferecem tanto oportunidades quanto desafios ao Brasil. Considerando-se esse entendimento, tencionou-se descrever a evolução e as perspectivas em torno das relações de comércio e investimento entre Brasil e China. Além disso, foram analisadas dimensões do relacionamento bilateral que apresentam potencial de transformação estrutural, com destaque para transição energética, infraestrutura, economia digital, saúde e cooperação financeira. Por fim, argumenta-se que, para além dos crescentes laços comerciais e de investimento impulsionados por fortes complementaridades, é fundamental construir estratégias de longo prazo em relação à China e converter o país asiático em um parceiro estratégico do desenvolvimento brasileiro.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_2912_web.pdf Adobe PDF 1.78 MB visualizar
TD_2912_sumex.pdf Adobe PDF 216.14 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com