Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011

Moriconi, Gabriela Miranda; Nascimento, Paulo A. Meyer M.; Oliveira, Luís Felipe Batista de; Mation, Lucas Ferreira; Maciente, Aguinaldo Nogueira; Gusso, Divonzir Arthur; Pereira, Rafael Henrique Moraes; Assis, Lucas Rocha Soares de;


Educação: Livros.

Gênero e Raça.

Publicado em: Jan-2014


Fatores associados ao desempenho dos concluintes de cursos de engenharia no ENADE 2011

Este artigo busca identificar, com dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado em 2011 (Enade 2011) e por meio de modelagens hierárquico-lineares, fatores associados ao desempenho dos novos engenheiros formados no Brasil naquele ano. Espera-se, com isso, fornecer aos gestores das instituições e aos formuladores de políticas para o ensino superior indícios sobre o que se mostra mais relevante na formação nas engenharias, principalmente no que concerne a fatores susceptíveis à interveniência de decisões gerenciais e/ou de formulação de políticas. Não obstante as limitações da base de dados e da endogeneidade esperada, os resultados reforçam a percepção geral de que cursos seletivos de instituições públicas destacam-se na formação de engenheiros, mas também apontam a importância, em muitos cursos, da disponibilidade do professor para atendimento fora do horário de aula e, ao menos nos cursos de engenharia de produção, da utilização de planos de ensino completos. Na média, auferem desempenho melhor os novos engenheiros que cursaram o ensino superior na idade correta e que passaram por escolas públicas durante o ensino médio. Já mulheres e minorias étnicas ainda têm notas menores que homens que se declaram brancos.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1925.pdf Arquivo principal Adobe PDF 1.04 MB visualizar
TD_1925_sumario_executivo.pdf Sumário executivo Adobe PDF 410.63 KB visualizar

Temas: Educação - Gênero e Raça -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com