Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

Escola das mães : como o design thinking contribuiu para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município de Santos?

Macena, Ariel; Alvarenga, Camila; Guimarães, Germano; Pessoa, Lara;


Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros.

Saúde: Capítulos de Livros.

Publicado em: 2019


Escola das mães : como o design thinking contribuiu para diminuir a taxa de mortalidade infantil no município de Santos?

Neste capítulo será mostrado que desde 1990, o município de Santos, localizado no litoral do estado de São Paulo, apresentava alto coeficiente de mortalidade infantil (CMI) - com índice de 33,9 óbitos para cada mil nascidos vivos. Desde antão, as ações de saúde foram focadas no controle de epidemias e na melhoria do saneamento básico. Nos anos 2000, o município conseguiu estabilizar o CMI, apesar de ainda possuir alto número de mortes de crianças com menos de 1 ano de idade. Em 2014, a taxa de mortalidade infantil era de 13,6 - em números absolutos, setenta bebês com menos de 1 ano de idade faleceram. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esse coeficiente deve estar abaixo de dez óbitos por mil nascidos vivos. O capítulo descreve a metodologia utilizada pelo Grupo Tellus, o design thinking, e a concepção e a implementação da escola das mães.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
Escola das maes.pdf Adobe PDF 894.68 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com