Xavier, Antonio Carlos da Ressurreição; Batista, Fábio Ferreira; Marra, Fátima; Longo, Rose Mary Juliano;
Administração Pública. Governo. Estado: Livros.
Economia da Saúde. Gestão dos Serviços de Saúde.
Publicado em: Jun-1997
Os objetivos do presente texto são analisar o processo de implantação, a partir de 1993, da gestão da qualidade na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre — RS e apresentar os resultados do processo de modernização gerencial, iniciado em 1983. No período de 1983 a 1992, a Santa Casa adotou uma política de modernização administrativa, que criou condições favoráveis para a implantação da gestão da qualidade. As inovações gerenciais, adotadas nos últimos treze anos, causaram melhoria significativa da qualidade dos serviços prestados pela instituição. De organização considerada ultrapassada na década de 70 e início dos anos 80, a Santa Casa (embora ainda enfrente sérias dificuldades internas e externas) passou a ocupar posição de destaque, no Brasil e na América Latina, nas áreas de assistência médico-hospitalar e gerencial.
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