Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Aglomerações acadêmicas relevantes na nova configuração espacial do ensino superior brasileiro

Vieira, Danilo Jorge; Macedo, Fernando Cezar de;


Educação: Livros.

Publicado em: Fev-2024


Aglomerações acadêmicas relevantes na nova configuração espacial do ensino superior brasileiro

O sistema de ensino superior do país vem assumindo nova configuração geográfica neste século XXI, sob o impulso de dois processos simultâneos de crescimento e de reaglomeração, ambos caracterizados por um padrão espacialmente menos concentrado. Assim, além de uma evolução que tem conseguido atenuar as assimetrias preexistentes, é possível observar, ao mesmo tempo, a constituição de novos centros de polarização do sistema, com o adensamento crescente de suas atividades em áreas mais diversas do território nacional. Este estudo examina tais transformações com base no conceito de aglomeração acadêmica relevante (AAR), elaborado com a finalidade de identificar aquelas regiões geográficas imediatas cujo grau de concentração de atividades de graduação e de pós-graduação alcançado as transformou em polos localizados de ensino superior.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_2970_web.pdf Adobe PDF 1.58 MB visualizar
TD_2970_sumex.pdf Adobe PDF 161.08 KB visualizar

Temas: Educação -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com