Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento

Políticas de inovação no Brasil e na China do século XXI

Araújo, Bruno César Pino Oliveira de; Cavalcante, Luiz Ricardo (Comentários); Morais, José Mauro (Comentários); Gusso, Divonzir (Comentários e sugestões bibliográficas); Almeida, Mansueto (Comentários e sugestões bibliográficas); Moreli, Érico (Assistência de pesquisa);


Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Livros.

Publicado em: Ago-2013


Políticas de inovação no Brasil e na China do século XXI

Este texto apresenta uma breve apreciação das políticas de inovação no Brasil e na China, acompanhando as mudanças no sistema legal, nos programas governamentais e também no ambiente institucional nos dois países, particularmente na última década. Ao menos no que se refere aos documentos oficiais, ambos os países perseguem objetivos similares, utilizam o mesmo instrumental de medidas de política e seus incentivos fiscais à inovação estão entre os mais generosos do mundo. No entanto, embora a China tenha conseguido mudar estruturalmente seus indicadores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I), é consenso entre os especialistas que o Brasil não tem sido capaz de transformar o seu boom científico em inovação. Uma das razões – entre muitas – reside nas diferenças acerca da estrutura institucional de apoio à inovação: a China tem polí¬ticas de inovação com foco claramente definido e apresenta uma estrutura burocrática que incentiva inovações institucionais e a reprodução de melhores práticas, enquanto no Brasil há dificuldade para estabelecer prioridades, e as políticas de inovação são difusas e enviesadas para o setor acadêmico.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1863.pdf Arquivo principal Adobe PDF 445.45 KB visualizar
TD_1863_sumario_executivo.pdf Sumário executivo Adobe PDF 50.44 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com