Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Desenvolvimento Social

Desafios e perspectivas da política social

Peliano, Anna Maria T. Medeiros (Organizadora); Garcia, Ronaldo Coutinho; Cardoso Jr., José Celso Pereira; Gonzalez, Roberto Henrique Sieczkowski; Delgado, Guilherme Costa; Jaccoud, Luciana de Barros; Ribeiro, José Aparecido Carlos; Servo, Luciana Mendes Santos; Nogueira, Roberto Passos; Piola, Sérgio Francisco; Barreto, Angela Maria Rabelo Ferreira; Castro, Jorge Abrahão de; Cassiolato, Maria Martha de Menezes Costa; Corbucci, Paulo Roberto; Campos, André (Comentários e contribuições); Ibarra, Antônio Rodriguez (Comentários e contribuições); Soares, Sergei (Comentários e contribuições);


Desenvolvimento Social: Livros.

Publicado em: Dez-2006


Desafios e perspectivas da política social

Este texto apresenta os resultados de um processo de discussão, no âmbito da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc), do Ipea, a respeito dos avanços, problemas e desafios das políticas sociais no Brasil. Para sua elaboração, a Disoc organizou intenso debate, visando à construção de consensos entre os seus integrantes, por entender que a situação exigia mais que a simples expressão de posições ou opiniões pessoais. O resultado é apresentado a seguir, na forma de textos autorais, e está concentrado em temas que a Diretoria considerou especialmente relevantes na atual conjuntura e sobre os quais possui conhecimento acumulado. Os capítulos que compõem este documento se dedicam às seguintes questões: Política de Valorização do Salário Mínimo; Previdência Social e Reformas; Efeitos dos Benefícios Previdenciários, Assistenciais e das Transferências de Renda sobre a Indigência e a Pobreza; Desafios postos ao Sistema Nacional de Saúde; Subsídios para Melhorar a Educação Brasileira; e Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda: limites e possibilidades. O texto é aberto é enfeixado com considerações sobre a problemática social e a direcionalidade da ação do governo. Ao dar publicidade a essa reflexão, a Disoc espera estar contribuindo para que os poderes públicos e os atores sociais responsáveis pelo futuro imediato possam fazer escolhas, tomar decisões e conduzir as suas ações mais conscientes das implicações que as acompanham e das consequências possíveis. A temática aqui tratada é rica e complexa, e do seu debate não se deve esperar consensos fáceis. Ao contrário, trazendo a público a complexidade inerente ao tema, o Ipea espera contribuir para o avanço da discussão pública sobre os desafios que se colocam hoje para as políticas sociais brasileiras, assim como para os caminhos possíveis para a redução das iniquidades sociais que ainda hoje caracterizam o país.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1248.pdf Adobe PDF 530.58 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com