Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Comércio Internacional

Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras

Arbix, Glauco; Salerno, Mario Sergio; De Negri, João Alberto; Castro, Antônio Barros de (Contribuições); Baumann, Renato (Contribuições); Bielschowsky, Ricardo (Contribuições); Suzigan, Wilson (Contribuições); Hollauer, Gilberto (Contribuições); Nareto, Nilton (Contribuições); Almeida, Mansueto (Contribuições); Vieira, Priscila (Contribuições); Rodrigues, Waldery (Contribuições);


Comércio Internacional: Livros.

Indústria: Livros.

Indústria.

Comércio Internacional.

Publicado em: Jun-2004


Inovação, via internacionalização, faz bem para as exportações brasileiras

Este trabalho busca evidências sobre qual é a influência da internacionalização com foco na inovação tecnológica sobre o comércio exterior de firmas na indústria brasileira e procura estabelecer parâmetros para a atuação do governo no incentivo à internacionalização das firmas industriais no Brasil. Foram utilizadas informações por firmas para criar categorias de empresas na indústria brasileira com base em dois critérios: i) origem do capital controlador; e ii) internacionalização com foco na inovação tecnológica. Os resultados indicam que as empresas internacionalizadas com foco na inovação são maiores, possivelmente aproveitam de maneira mais eficiente os rendimentos crescentes de escala e inserem-se no comércio internacional mais intensamente, pois exportam e importam mais que as outras categorias de firmas. Observou-se também que elas remuneram melhor a mão-de-obra, porque muito provavelmente são mais produtivas, empregam funcionários com maior escolaridade e possivelmente fazem algum tipo de treinamento para o seu pessoal ocupado. Entre as firmas que realizaram processos de internacionalização com foco na inovação tecnológica, cabe destacar com especial relevância as de capital nacional. Com tal inovação, encontram-se firmas que podem ser tomadas como exemplos de internacionalização a ser seguidos por outras de capital nacional, principalmente aquelas que já fazem esforço inovador dentro de um grupo empresarial no mercado brasileiro. As evidências do presente trabalho indicam que a internacionalização com foco na inovação tecnológica das firmas industriais brasileiras é um componente especialmente relevante de inserção internacional do Brasil, bem como que há espaço para políticas públicas que incentivem a internacionalização com esse intuito.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_1023.pdf Adobe PDF 136.89 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com