Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Agricultura, Pecuária e Pesca

Agribusiness trade between Brazil and China : pillars and opportunities

Nonnenberg, Marcelo José Braga; Lima, Uallace Moreira; Araujo, Mateus Azevedo; Pedrosa, Fernanda; Bispo, Scarlett Queen Almeida;


Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros.

Publicado em: Ago-2021


Agribusiness trade between Brazil and China : pillars and opportunities

Este trabalho discute o comércio de produtos agrícolas entre Brasil e China. A partir de uma seleção de commodities , é levantado debate sobre a existência de obstáculos ou oportunidades não aproveitadas de incremento do comércio entre as duas economias. Após uma análise histórica e institucional, é proposta uma descrição estatística do histórico recente de exportações do Brasil para a China. Esses dados são contrastados com um conjunto de indicadores sobre a incidência de tarifas e medidas não tarifárias e, em seguida, é feita menção à institucionalidade que regula o setor de agricultura no Brasil. Os principais apontamentos deste trabalho dão suporte à relevância do comércio bilateral de produtos agrícolas entre os dois países. Ademais, é possível classificar um conjunto de produtos como oportunidades não aproveitadas de comércio. Nesse contexto, discutem-se os efeitos negativos de tarifas preferenciais aplicadas para alguns grupos de países. Ainda, é possível relacionar, ao menos fracamente, o caso de um pequeno subconjunto de produtos com a incidência de medidas não tarifárias específicas.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
dp_259.pdf Adobe PDF 1.53 MB visualizar
dp_259_sumex.pdf Adobe PDF 68.09 KB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com