Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Economia. Desenvolvimento Econômico

O Empobrecido mercado interno consumidor

Almeida, Júlio Sérgio Gomes de;


Economia. Desenvolvimento Econômico: Artigos.

Publicado em: Nov-2003


O Empobrecido mercado interno consumidor

Tema que tem preocupado intensamente o setor empresarial e se coloca como um dos grandes desafios econômicos brasileiros para a presente década, o mercado interno consumidor já foi a “jóia da coroa” da economia brasileira. Formado ao longo dos intensos processos de industrialização e urbanização que o Brasil experimentou no século XX, foi o dinamismo do mercado interno a base da atração de investimentos externos para o país e o alicerce de uma economia que alcançou uma das maiores taxas de crescimento do mundo no século passado e passou a figurar entre as dez maiores do planeta. Em suma, a massa de rendimentos que forma o mercado interno consumidor brasileiro cresceu muito pouco nos últimos anos, o que afetou severamente o crescimento dos setores da economia voltados ao mercado interno. Políticas de rendas atenuaram os efeitos desse fraco dinamismo, que, no entanto, se impôs devido ao baixo crescimento da economia que gerou insuficiente número de empregos e concorreu para o crescimento proporcionalmente maior de ocupações de menor rendimento e proteção social.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
bmt_n.22_empobrecido.pdf Adobe PDF 138.13 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com