Ferrarezi, Elisabete; Mendonça, Letícia Koeppel; Metello, Daniela Gomes; Bonduki, Manuel;
Administração Pública. Governo. Estado: Capítulos de Livros.
Tecnologia. Inovação. Informação. Conhecimento: Capítulos de Livros.
Publicado em: 2019
Este capítulo trata da experimentação feita pelo Laboratório de Inovação em Governo (GNova) de duas novas metodologias que possuem como principal finalidade obter informações qualificadas diretamente de usuários e atores envolvidos em um desafio público: o Design etnográfico e a imersão ágil: checagem de realidade em políticas públicas. Ambas aprofundam a compreensão de um desafio público por meio da identificação das necessidades, de motivações e das lógicas daqueles que vivem um problema público. O conhecimento gerado na aplicação dessas metodologias possibilita a proposição de soluções que têm como referência as oportunidades identificadas por aqueles diretamente envolvidos na situação pesquisada, e não as suposições da realidade. Isso contribui para a geração de políticas públicas mais efetivas e eficientes. O objetivo é compartilhar o aprendizado da aplicação e tecer reflexões sobre as metodologias que têm potencial de apoiar produção de inovação e podem ser utilizadas em várias fases do ciclo de políticas públicas.
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