Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil

Leon, Fernanda Leite Lopez de; Menezes-Filho, Naércio Aquino;


Educação: Artigos.

Publicado em: Dez-2002


Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil

Este trabalho apresenta uma análise descritiva dos indicadores e determinantes da reprovação, avanço e evasão escolar condicional à reprovação no Brasil para as seguintes séries-diploma: 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, no período 1984-1997. Foram utilizados dados em painel da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, cuja peculiaridade é seguir os mesmos indivíduos ao longo do tempo. Procuramos encontrar os determinantes da seleção dos indivíduos ao longo do ciclo escolar, concentrando a análise nas características familiares e nos seus efeitos sobre as probabilidades de sucesso. Concluímos que esses efeitos são mais importantes nas séries mais avançadas, e principalmente como determinantes do avanço escolar. Além disso, durante o período em análise, as características familiares perderam parte de sua importância, apontando para a universalização do ensino.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
PPE_v32_n03_Reprovacao.pdf Adobe PDF 265.66 KB visualizar

Temas: Educação -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com