Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Administração Pública. Governo. Estado

O Desafio da reintegração social do preso : uma pesquisa em estabelecimentos prisionais

Andrade, Carla Coelho de; Oliveira Junior, Almir de; Braga, Alessandra de Almeida; Jakob, André Codo; Araújo, Tatiana Daré;


Administração Pública. Governo. Estado: Livros.

Direito. Legislação: Livros.

Publicado em: Mai-2015


O Desafio da reintegração social do preso : uma pesquisa em estabelecimentos prisionais

Este trabalho apresenta parte dos resultados de uma investigação de caráter qualitativo voltada para o aprofundamento da temática da reintegração social, entendida como a ação efetivamente promovida pelo Estado diante do desafio posto pela reincidência criminal. Trata-se de um tema polêmico no interior do debate sobre a questão penitenciária, que coloca em confronto os céticos ao sistema prisional, descrentes na sua capacidade de reintegrar socialmente o preso, e os reabilitadores, que acreditam na possibilidade de recuperação do indivíduo em privação de liberdade e na função social do sistema (Bitencourt, 2007; Julião, 2009; Sá, 2005; Baratta, 2007). Buscou-se levantar as iniciativas existentes, as estratégias de implementação e o desenvolvimento das ações, as percepções sobre a reintegração social desde a perspectiva dos diferentes atores envolvidos, considerando suas diferentes inserções no mundo institucional: juízes; operadores da execução penal e agentes envolvidos na execução dos programas (profissionais da equipe técnica dos órgãos de governo, agentes penitenciários, professores, assistentes sociais, psicólogos); presos e internos.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
td_2095.pdf Adobe PDF 384.67 KB visualizar
td_2095_sumex.pdf Adobe PDF 39.94 KB visualizar



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com