Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Jovens e adultos foram deixados para trás ? Evidências do ensino médio no Ceará

Lima, Gércia Cunha de; Benevides, Alesandra de Araújo; Mariano, Francisca Zilania; Barbosa, Rafael Barros;


Educação: Artigos.

Publicado em: Ago-2022


Jovens e adultos foram deixados para trás ? Evidências do ensino médio no Ceará

O objetivo deste estudo é mensurar o diferencial de desempenho acadêmico entre estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino médio em escolas regulares no Ceará. Utilizando dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e dos Censos Escolares de 2012 e 2014, os alunos foram pareados pelo método de escore de propensão, e suas características, ponderadas por entropia. Os resultados apontam que os integrantes da EJA possuem desempenho em língua portuguesa (-0,82 desvio-padrão) e matemática (-0,58 desvio-padrão) inferior aos do ensino regular. Dessa forma, espera-se que a gestão escolar tente equalizar as disparidades existentes entre estas modalidades de ensino, proporcionando um desempenho com maior equidade.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
PPE_v52_n2_Artigo3_jovens_e_adultos_foram_deixados_para_tras.pdf Adobe PDF 891.14 KB visualizar

Temas: Educação -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com