Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Cooperação Internacional. Relações Internacionais

Iniciativa cinturão e rota na América Latina : entre adesões e hesitações

Lopes Filho, Carlos Renato da Fonseca Ungaretti; Nunes, Ticiana Gabrielle Amaral; Di Marco, Giulia Marianna Rodrigues; Mendonça, Marco Aurélio Alves de;


Cooperação Internacional. Relações Internacionais: Livros.

Publicado em: Nov-2022


Iniciativa cinturão e rota na América Latina : entre adesões e hesitações

A contribuição deste estudo consiste em analisar a recente expansão da Iniciativa Cinturão e Rota (em inglês, Belt and Road Initiative – BRI) na América Latina e no Caribe (ALC). O trabalho justifica-se pelo perceptível adensamento, bem como diversificação das transações entre a região e a China nos últimos anos. O avanço da BRI na ALC é interpretado à luz das formulações do campo da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID). Os casos específicos de países latino-americanos selecionados foram analisados, destacando-se suas particularidades. Argumenta-se que a adesão desses países à iniciativa não constitui um fenômeno homogêneo, mas dotado de potenciais e desafios plurais.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_2818_Web.pdf Adobe PDF 931.39 KB visualizar
TD_2818_Sumex.pdf Adobe PDF 118.83 KB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com