Natividade, Daise Rosas; Nogueira, Mauro Oddo; Barreto, Mylena da Silva Gomes;
Pequenas, Médias e Grandes Empresas: Artigos.
Publicado em: Abr-2024
Neste estudo, analisa-se a cadeia da moda no Brasil. Foi possível observar ser esta bastante heterogênea e abrangente, envolvendo os três macrossetores da economia, indo desde a produção agrícola de matérias-primas até as indústrias criativas. Caracteriza-se também pela existência de uma diversidade de empresas formais e informais, de microempresas até corporações transnacionais, com predominância dos pequenos negócios, além de expressivo peso na economia. Assim, trata-se de uma cadeia produtiva representativa do tecido produtivo brasileiro, e sua realidade pode servir de referência para o desenho de trajetórias para que o país cumpra com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, o artigo apresenta exemplos de iniciativas sustentáveis que estão surgindo em âmbito regional e nacional, focadas na moda sustentável e no uso de materiais ecologicamente corretos, apontando para a necessidade de políticas públicas e incentivos robustos a fim de que ganhem escala. Surge, assim, uma agenda de pesquisas direcionada para o mapeamento e quantificação dessa cadeia e para a identificação das iniciativas de moda sustentável em curso que possam servir de referência para formulação de políticas públicas.
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Radar_75_Art3_Se_sustentabilidade_nao_e_moda.pdf | Adobe PDF | 91.27 KB | visualizar |
Temas: Pequenas, Médias e Grandes Empresas -