Costa, Joana Simões; Poloponsky, Katcha; Silva, Enid Rocha Andrade da; Russo, Felipe Mendonça; Silva, Claudia;
Demografia. População: Livros.
Educação: Livros.
Publicado em: Dez-2021
A partir de pesquisas quantitativa e qualitativa conduzidas em Recife em 2018 entre jovens de 15 a 24 anos, este Texto para Discussão analisa e compara trajetórias nas transições do estudo ao trabalho, ponderando aspirações e expectativas quanto ao estudo e vida profissional, tendo em vista evidenciar possíveis diferenças para jovens que vivenciaram gravidez na adolescência. Segundo os resultados da pesquisa, jovens que tiveram filhos entre 15 e 19 anos de idade apresentaram maiores interrupções na vida escolar, têm maior chance de não estarem trabalhando nem estudando, e são mais pessimistas em sua expectativa de concluir tanto a etapa de ensino frequentada ou o ensino superior. A pesquisa qualitativa corrobora e aprofunda esses resultados, apontando que a baixa escolaridade, a falta de experiência profissional e a necessidade de cuidar de seus filhos formam barreiras na procura do emprego. Essas jovens relatam também sentir o abandono de políticas públicas que pudessem ajudá-las em seus objetivos. Nesse sentido, o texto finaliza discutindo políticas públicas, tais como programas de transferência de renda, ações de garantia de acesso a creches públicas, como as salas de acolhimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), e campanhas de educação sexual e planejamento familiar.
Arquivo | Descrição | Formato | Tamanho | Acesso |
td_2717.pdf | Adobe PDF | 1.39 MB | visualizar | |
td_2717_sumex.pdf | Adobe PDF | 119.91 KB | visualizar |
Temas: Demografia. População - Educação -