Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Emprego. Trabalho

Desestruturação do mercado de trabalho brasileiro e limites do seu sistema público de emprego

Cardoso Jr., José Celso Pereira; Fligespan, Flávio (Comentários); Parreiras, Luiz (Comentários); Theorodo, Mário (Comentários); Dominguez, Cleyton (Comentários, obtenção e confecção dos dados); Ribeiro, José Aparecido (Colaborador);


Emprego. Trabalho: Livros.

Publicado em: Ago-2000


Desestruturação do mercado de trabalho brasileiro e limites do seu sistema público de emprego

O texto discute um conjunto de restrições à eficácia dos programas inscritos no Sistema Público de Emprego brasileiro, com ênfase nos anos 1990. A principal limitação apontada é de ordem externa e coercitiva à natureza e forma de funcionamento dos programas do SPE nacional, ligada ao processo de desestruturação (informalização, precarização, desocupação e piora distributiva) do mercado de trabalho doméstico em período recente. Um segundo conjunto de restrições está relacionado ao caráter tardio e reflexo (ou imitativo) da montagem do SPE no país, a partir do que se procura enfatizar a necessidade de alargamento do campo de ação das políticas públicas de emprego e reformulação dos programas que considere as especificidades da economia brasileira e do seu mercado de trabalho.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
TD_751.pdf Adobe PDF 2.45 MB visualizar


Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com