Marques, Felipe César; Davoglio, Guilherme Rubim; Camara, Marcia Regina Gabardo da; Nascimento, Sidnei Pereira do; Ferreira, Carlos Roberto;
Educação: Artigos.
Publicado em: Jun-2020
O objetivo do trabalho é avaliar o desempenho das instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas em relação a sua capacidade de agregar conhecimento acadêmico aos alunos concluintes em ciências econômicas, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012 e 2015. O estudo contribui com a literatura, ao utilizar uma nova abordagem, que decompõe a análise envoltória de dados em dois componentes: um relativo ao desempenho do aluno, e outro relacionado à eficiência das IES. Aplica-se também a técnica de mínimos quadrados ordinários para o controle dos fatores socioeconômicos dos alunos. Para a obtenção de fronteiras de eficiência robustas, foi utilizado o método jackstrap de identificação de outliers. Os resultados indicam não haver diferenças significativas de eficiência entre as categorias administrativas, tanto entre os alunos, quanto entre as instituições. Verifica-se também a menor eficiência média de alunos, quando comparada com a eficiência média das IES.
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