Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Energia

A Conta de estabilização de preços de combustíveis e a disponibilidade de recursos à sua estruturação : o Projeto de Lei nº 1.472/2021 em discussão

Bassi, Camillo de Moraes


Energia: Relatórios de Atividades / Técnicos.

Publicado em: Jun-2022


Nesta nota técnica, a proposta é discutir as fontes listadas à estrutura da Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis). Como os valores destinados a essa finalidade não foram estimados, adotar-se-á uma abordagem alternativa, confrontando a dotação com o potencial de realização destas. O exercício, demonstrado no decorrer da investigação, pode embalar ou arrefecer as possibilidades de êxito, dependendo de quão compromissadas já estão essas fontes – compromisso como parâmetro à rigidez alocativa. Além disso, disponibiliza uma breve exposição sobre o tratamento dado à CEP-Combustível pelo PL nº 1.472/2021. Na seção 3, estima-se o potencial de realização das fontes vis-à-vis suas dotações, sinônimo, conforme já anunciado, de uma rigidez alocativa. Na seção 4 (considerações finais), apresentam-se as conclusões e as sugestões da nota técnica.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
NT_04_Dides_A_conta_de_estabilizacao.pdf Adobe PDF 631.31 kB visualizar

Temas: Energia -



Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!