Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Educação

Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande

Machado, Gabriel Costeira; Oliveira, Cristiano Aguiar de; Freitas, Tiaraju Alves de;


Educação: Artigos.

Publicado em: Set-2020


Avaliação do impacto dos benefícios de assistência estudantil sobre o desempenho acadêmico : o caso da Universidade Federal do Rio Grande

O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no Brasil tem fornecido um conjunto de benefícios que buscam garantir melhores condições para a permanência dos estudantes universitários identificados como socioeconomicamente vulneráveis. Vários estudos têm sido realizados para o Brasil em relação aos efeitos das políticas públicas em termos de evasão e de retenção dos discentes nas universidades. A partir de uma base de dados que concilia doisconjuntos de informações independentes, este artigo fez um pareamento de grupos que receberam benefícios do PNAES com os que não receberam, utilizando características observáveis comuns. O elemento central é a identificação das características socioeconômicas dos estudantes em conjunto com dados referentes ao desempenho em uma universidade pública, coletados no ano de 2015. Para estimação dos resultados, utilizou-se o propensity score matching para diferentes tipos de benefícios concedidos (bolsa permanência, alimentação, moradia e transporte). Os resultados revelaram impacto positivo sobre o desempenho dos alunos.

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