Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Saúde

Segurança alimentar, composição domiciliar e pobreza no Brasil : um estudo a partir dos microdados da PNAD para o período 2004-2013

Tavares, Lucas Hermanny da Silva; Lima, Ana Carolina da Cruz;


Saúde: Artigos.

Publicado em: Jun-2021


Segurança alimentar, composição domiciliar e pobreza no Brasil : um estudo a partir dos microdados da PNAD para o período 2004-2013

O artigo analisa os microdados sobre segurança alimentar da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) nos anos de 2004, 2009 e 2013, com o objetivo de evidenciar as especificidades das dinâmicas de domicílios com crianças e adolescentes em comparação àqueles nos quais há somente adultos. São analisadas as relações entre insegurança alimentar e programas de transferências de renda. Observa-se uma redução significativa nos níveis de insegurança alimentar dos domicílios com crianças e adolescentes no período analisado, porém a situação ainda é desfavorável nessas unidades domiciliares que, de modo geral, têm renda per capita inferior ao grupo de comparação, o que sugere uma maior vulnerabilidade de renda. Nos modelos de regressão logística, os efeitos das transferências de renda reduzem a probabilidade de insegurança alimentar grave, o que sugere que as transferências de renda são capazes de amenizar a insegurança alimentar, porém não são suficientes para erradicá-la. Observa-se que a situação é mais crítica nos domicílios com crianças em idade de primeira infância.

MAIS DETALHES * Abrirá no Repositório do Conhecimento do Ipea, em nova página.

Arquivos

Arquivo Descrição Formato Tamanho Acesso
ppp_n58_Artigo4_seguranca_alimentar.pdf Adobe PDF 512.47 KB visualizar

Temas: Saúde -




Reportar Erro
Escreva detalhadamente o caminho percorrido até o erro ou a justificativa do conteúdo estar em desacordo com o que deveria. O que deveria ter sido apresentado na página? A sua ajuda será importante para nós, obrigado!

Form by ChronoForms - ChronoEngine.com