Ipea lança nova edição da Revista Tempo do Mundo na quarta-feira (30)

Evento será realizado na sede do Ipea em Brasília e terá transmissão ao vivo pelo YouTube

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) vai lançar a 35ª edição da Revista Tempo do Mundo (RTM) na próxima quarta-feira (30), a partir de 15h30, no auditório Anna Peliano, na sede do Instituto em Brasília. O tema da publicação é Desenvolvimento Fronteiriço, Migrações e Transversalização do Tema de Gênero na Política Externa Brasileira.

Publicada em parceria com o Observatório Fronteiriço das Migrações Internacionais (Migrafron), edição reúne 17 artigos de 39 autores, trazendo contribuições para políticas públicas e abordando temas como apátrida migrante, discursos xenofóbicos, desafios da governança migratória e do desenvolvimento das regiões de fronteira.

O evento vai reunir pesquisadores e gestores públicos para discutir políticas voltadas à realidade das regiões fronteiriças. A primeira mesa, Transversalização do Tema de Gênero na Política Externa Brasileira, vai contar com a participação da diretora de Estudos Internacionais do Ipea, Keiti da Rocha Gomes; embaixadora Vanessa Dolce de Faria, alta representante para Temas de Gênero do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Mariana Yokoya Simoni, assessora para gênero e direitos humanos do Gabinete do MRE. A presidenta do Ipea, Luciana Mendes Santos Servo, atuará como debatedora.

Já a segunda mesa vai reunir gestores de alto escalão para um debate sobre Estratégia Nacional de Fronteiras: Integração da América do Sul e Desenvolvimento Regional. Participam Bolívar Pêgo, coordenador do nº 35 da RTM; coronel Andre Luciano Bittencourt Barbosa, coordenador-geral de Assuntos de Fronteiras no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Luana Alves de Melo, diplomata da Divisão de Bolívia, Equador, Paraguai e Peru (Dibep) do Ministério das Relações Exteriores; e Vitarque Lucas Paes Coelho, coordenador-geral de Gestão do Território do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Serviço: Lançamento da Revista Tempo do Mundo nº35 – Desenvolvimento Fronteiriço, Migrações e Transversalização do Tema de Gênero na Política Externa Brasileira 

Data/Horário: 30 de abril de 2025, das 15h30 às 17h30
Local: Sede do Ipea, em Brasília, auditório Anna Peliano, térreo – SEPS 702/902 Sul, Bloco C

Clique aqui e faça sua inscrição para assistir presencialmente.

Transmissão ao vivo pelo canal do Ipea no YouTube

Programação

Transversalização do Tema de Gênero na Política Externa Brasileira:

Palestrantes:

Keiti da Rocha Gomes, diretora de Estudos Internacionais (Dinte/Ipea)
Embaixadora Vanessa Dolce de Faria, alta representante para Temas de Gênero do Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Mariana Yokoya Simoni, assessora para gênero e direitos humanos do Gabinete do MRE

Debatedora:

Luciana Mendes Santos Servo, presidenta do Ipea

Estratégia Nacional de Fronteiras: Integração da América do Sul e Desenvolvimento Regional:

Palestrantes:

Bolívar Pêgo, coordenador do nº 35 da Revista Tempo do Mundo
Coronel Andre Luciano Bittencourt Barbosa, coordenador-geral de Assuntos de Fronteiras no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
Luana Alves de Melo, diplomata da Divisão de Bolívia, Equador, Paraguai e Peru (Dibep) do Ministério das Relações Exteriores
Vitarque Lucas Paes Coelho, coordenador-geral de Gestão do Território do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR)