O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará nesta quarta-feira (14), às 8h30, o seminário de lançamento do livro Eficiência Produtiva – Análise e Proposições para Aumentar a Produtividade no Brasil. Um dos capítulos da publicação simula alternativas de reforma tributária sobre o consumo e conclui que o melhor cenário é o da Proposta de Emenda à Constituição nº 45/2019, com alíquota de 25% do Imposto sobre Bens e Serviços e transição de 10 anos. O aumento de produto interno bruto (PIB) esperado com essa opção é de 4,71% frente ao cenário sem reforma, e os benefícios seriam maiores para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Amazonas, Roraima e Acre.
A proposta, segundo os autores, também elevaria a produtividade do trabalho em 5,43%, sem diminuição do pessoal ocupado. Nesse tema, os autores pontuam que o Brasil segue na direção contrária à tendência dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O livro também relaciona uma série de recomendações de políticas públicas para aumentar a produtividade no Brasil, estimulando participação do setor privado e com foco nos setores de energia elétrica, transporte rodoviário, tecnologia da informação e comunicação – mais especificamente internet das coisas (IoT) –, petróleo e gás.
Eficiência Produtiva – Análise e Proposições para Aumentar a Produtividade no Brasil
Acesse a programação completa
As entrevistas poderão ser agendadas por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Serviço: Lançamento do livro Eficiência Produtiva – Análise e Proposições para Aumentar a Produtividade no Brasil
Data e horário: quarta-feira (14/12), das 8h30 às 12h30
Local: Sede do Ipea em Brasília (DF) - Auditório Anna Peliano, térreo da Torre B, Quadra 702/902, bloco C - Asa Sul
Coordenação-Geral de Imprensa e Comunicação
(61) 2026-5501 / 99427-4553