Programa de TV - Panorama Ipea - Brasil na Habitat III

A participação do Brasil na Conferência da ONU Habitat III é tema do Panorama 

Ernesto Pereira Galindo, pesquisador do Ipea, e Cláudio Trinchão, secretário- executivo do Conselho das Cidades, discutiram a agenda urbana mundial

 

 

Em outubro deste ano, será realizada, em Quito, no Equador, a III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, que tem como finalidade debater os processos de urbanização e o desenvolvimento sustentável nos últimos vinte anos, bem como construir uma “Nova Agenda Urbana”. Para tanto, os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) produziram os relatórios nacionais, que irão compor relatórios regionais, e, por fim, o relatório global, que orientará as negociações da nova agenda urbana mundial. Ao Ipea, coube a redação do relatório brasileiro para a conferência. E este foi o tema discutido no Panorama Ipea, que está no ar nesta semana no canal NBR.

Ernesto Pereira Galindo destacou os principais pontos que o Brasil deve abordar na conferência. “Há temas recentes sobre a discussão da resiliência, reforçando a questão da participação social na construção da questão urbana e tem temas que são discutidos desde o primeiro Habitat, como habitação e saneamento”.

Já Cláudio Trinchão apontou a importância dos projetos e programas que o governo vem desenvolvendo para melhorar a qualidade de vida da população. “Temos o foco de universalizar o acesso à água limpa e o saneamento. O desafio é muito grande, mas a intenção é trabalhar com o tratamento de água e esgoto, resíduos sólidos e mobilidade urbana”.

Assista às outras edições do Panorama Ipea