Instituto recebe cumprimentos de estudiosos

Instituto recebe cumprimentos de estudiosos

Economistas e pesquisadores que não puderam comparecer à cerimônia de 45 anos enviaram mensagens ao Ipea

Em seu aniversário de 45 anos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) recebeu a visita de diversos estudiosos que fizeram história na fundação pública. Entre eles, os ex-presidentes do Instituto Glauco Arbix, Roberto Brás Matos Macedo e Antônio Holanda. Também compareceram integrantes do Conselho de Orientação do Ipea, como Tânia Bacelar e Roberto Cavalcanti de Albuquerque. Outros ilustres economistas não puderam estar presentes, mas enviaram mensagens de cumprimento ao Ipea e seus servidores. Confira algumas delas:

“Caro amigo presidente Marcio Pochmann:
No momento em que nosso Ipea completa 45 anos, recebendo a visita do ilustre presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gostaria de dizer três coisas, essencialmente:
Primeira:
O Ipea foi, é e continuará sendo importante para mim.
Segunda:
O Ipea é, hoje, tão ou mais importante para o Brasil quanto nos seus primeiros anos – época em que estava reconstruindo a economia brasileira e avançando para o crescimento rápido.
Atualmente o Ipea pode auxiliar o país na saída da crise global e no desenvolvimento de oportunidades que levem o Brasil a realizar o seu potencial econômico e social dentro de uma economia transformada e com um novo modelo de desenvolvimento (desenvolvimento com inclusão).
Então, repetindo: oportunidades econômicas e oportunidades sociais.
Terceira:
O Ipea tem papel relevante na reflexão sobre políticas públicas - novamente, políticas econômicas e sociais - e de como ter instituições para melhor executá-las.
Um grande abraço,

João Paulo dos Reis Velloso
Presidente do Fórum Nacional”


“Prezado Marcio Pochmann,
 
Fiquei muito sensibilizada pelo convite e pela lembrança.
Lembro-me, com sentimento de dever cumprido, da grande frente de resistência que montamos de maneira a resgatar a estrutura regimental desse tão importante Órgão, que tantos serviços inestimáveis tem prestado ao Brasil.
Entretanto, por motivos inerentes a minha vontade, não poderei comparecer a este nobre evento em comemoração aos 45 anos desta grande Casa. Estou conduzindo, na qualidade de Presidente, as audiências públicas do Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro.
Meus abraços afetuosos aos pesquisadores e funcionários da Instituição, especialmente ao seu Presidente,

Aspásia Camargo
(ex-presidente do Ipea)”


“Estimado Presidente Marcio Pochmann:
Lamento muitíssimo não poder participar em Brasília, pelos motivos já de seu conhecimento, das comemorações dos 45 anos do Ipea.
Tenho um grande apreço pelo Ipea e fico muito feliz ao ver que ele se consolida a cada dia como a referência maior do planejamento do desenvolvimento brasileiro - desenvolvimento como processo global, econômico-social, político-institucional, concepção que compartilhamos.
Pode-se dizer que, aos 45 anos, o Ipea é uma Instituição Nacional: respeitada no País e no exterior, prestigiada pela mídia e a opinião mais esclarecida.
Peço que transmita aos técnicos e demais servidores desta que também considero Minha Casa, os cumprimentos mais sinceros.

Roberto Cavalcanti de Albuquerque
(Integrante do Conselho de Orientação do Ipea)”